Trabalhos produzidos por alunos do curso
.
TCCs - Turma 2019
Uma metodologia alternativa de experimentos para confirmar a lei de conservação de massas para alunos do 1º ano do ensino médio
A composição química do microplástico e o impacto ambiental nos oceanos
Oficina temática de química forense como proposta para o ensino de química
A construção de jogos como forma de aprendizagem em química: uma abordagem em sala de aula para alunos do ensino médio
Uma proposta de sequência didática sobre polímeros naturais presentes na alimentação: para ensino presencial e remoto
Metodologias ativas: o ensino por investigação e seus efeitos no ensino aprendizagem na disciplina de química
Sequencia didática, uma proposta com o tema: cosmético
Perfumes: temática para o ensino de química em uma proposta de sequência didática
Experimentação no formato remoto
Alfabetização na linguagem química
A importância do m-learning para o ensino básico de química
O uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, aplicadas à disciplina de química, para alunos do ensino médio
O uso da modelagem no ensino de química para alunos do nono ano
Os desafios do ensino de química nas escolas públicas com base na prova de ciências da natureza no ENEM
Utilização do software phet como ferramenta para simulações interativas: formar moléculas e balanceamento de equações químicas
A eficiência das práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem na disciplina de biologia
Experimentação no ensino de química e uso das competências socioemocionais
As implicações que os conceitos de regra de três e proporcionalidade podem causar na aprendizagem de cálculos estequiométricos no 1º ano do ensino médio: uma revisão bibliográfica questionadora
O impacto da aromaterapia e meditação na memorização: análise dos resultados de um trabalho investigativo realizado por estudantes de uma escola de ensino médio apresentado como tema para feira de ciências em uma diretoria de ensino da grande São Paulo
A química dos cosméticos (sabonetes e perfumes): a prática da fabricação artesanal
O desenvolvimento da perspectiva histórica no ensino e aprendizagem de química moderna
Estudo e discussão de metodologias de avaliação para o ensino remoto
Conservação de alimentos: uma proposta de sequência didática interdisciplinar com método abp para o ensino médio
Percepção de professores da área de ciências da natureza sobre o uso de TDICs na educação em ensino híbrido
Energia eólica: implicações no meio ambiente e aplicações no contexto educacional
Andragogia aplicada ao ensino de química
Mapas conceituais como instrumentos de ensino e de avaliação: uma proposta para o ensino do tema vacinas.
Analogia como recurso pedagógico no ensino de química
A importância da experimentação para a aprendizagem de química: reflexões sobre os olhares de quem aprende
Infográficos como técnica de ensino de química
Primeira lei da termodinâmica e suas aplicações
Desafios do ensino das ciências da natureza em tempos de pandemia
Experimentação como abordagem didática no ensino de química
Experimentação lúdica na disciplina de química para o entendimento da ciência forense: um estudo de caso fictício
Ensino por meio de projetos com foco na história da ciência
Projeto de educação ambiental sustentável – uma ação educativa de reciclagem de polímeros pet no cotidiano escolar
A inserção da nanotecnologia para alunos do ensino médio
Comparação de metodologias para serem aplicadas no sexto e nono ano do ensino fundamental ii e anos finais no ensino de química
Coleta seletiva e educação ambiental
Aplicação da série de tv “Breaking Bad” como proposta para o ensino de química
O uso de simuladores digitais no ensino de química
Contribuições sobre o uso do aplicativo igenapps© na E. E. Orosimbo Maia do município de Campinas – SP
Feira científica: uma proposta pedagógica durante o ensino remoto
Energia solar: itinerário formativo para o ensino de ciências da natureza com enfoque em análises e investigação da energia solar
Práticas experimentais nas escolas públicas e seus desafios
O ensino de química na Educação de Jovens e Adultos – EJA
Dos polímeros aos microplásticos: um assunto de sustentabilidade e cidadania na educação básica
Importância do ensino de ciências da natureza na pandemia
Uso de ferramentas tecnológicas durante as aulas remotas por professores de uma escola municipal em Rio das Pedras – SP
Sequência didática sobre anatomia humana aplicada na disciplina eletiva: um relato de experiência
Abordagem da ciência forense no ensino de química
Como produzir uma horta em apartamentos, em escolas e em orfanatos
Experimentos químicos em tempos de aulas remotas no ensino médio da educação pública e sua importância no processo de aprendizagem
Impressões sobre o processo de ensino-aprendizagem de radioatividade no ensino médio
Atividades lúdicas no ensino de química: da criação à participação em jogos científicos
O ensino remoto no ensino de ciências e suas vantagens e desvantagens para os estudantes da rede estadual do ensino fundamental – anos finais
O ensino de química na plataforma digital e o desafio de reinventar a avaliação em tempo de pandemia
Jogos digitais: uma potente estratégia para o ensino de química
A utilização dos jogos no ensino e aprendizagem
Estudo sobre lipídeos, carboidratos e proteínas no ensino básico: uma revisão de literatura
Ensino de polímeros na perspectiva química e ambiental
Adotar a SAI (sala de aula invertida) como método de ensino, melhoraria o rendimento dos alunos nas aulas de química no ensino médio?
O uso de estudo de caso aliado a interdisciplinaridade como ferramenta de apoio durante a pandemia de Covid-19
A utilização da temática produtos de limpeza como meio de desenvolvimento de conceitos científicos
Fatores que influenciam a construção de conceitos relacionados ao ensino de química: um relato de experiência
Analisar o uso de cartuns e histórias em quadrinhos como metodologia alternativa para ensinar química
Separação de misturas heterogêneas e homogêneas e a importância da experimentação no aprendizado de química
A importância dos saberes dos povos originários e diaspóricos no ensino de química e a lei 10.639/03
O ensino maker interdisciplinar
Utilização de biodigestores como instrumento de aprendizagem científica e fomento à educação ambiental na educação básica
Metodologia ativa na disciplina de química no ensino médio
Processo de captação de lixo eletrônico em escolas públicas estaduais: uma análise da metodologia de ensino por investigação em um trabalho de feira de ciências
Mitos e verdades da sabedoria popular senso comum x conhecimento científico
A conscientização ambiental a partir da reciclagem de papel nas aulas de química
.
TCCs - Turma 2017
Alguns dos TCC apresentados pelos alunos da Turma-2017 foram selecionados para compor uma coleção com três livros temáticos.